sábado, setembro 13, 2008

POST DIFERENTE: NÃO SER E NÃO PARECER...

Meu furúnculo já era e a dor no cóccix está bem melhor... Meu problema agora são as reflexões da vida. Outro dia, uma prima me ligou para fazer um convite de aniversário e disse que eu tinha juízo curto. Aceitei a brincadeira, rindo, mas fiquei pensando... Analisei-me (oudeio isso!!!) e vi o tanto que eu trabalho, o tanto de prazer que esse trabalho me dá, os relacionamentos de amizade que mantenho há anos, as responsabilidades que assumi com minha família... O que leva um ser a dizer que eu tenho juízo curto? E fui relembrar alguns fatos em minha vida, meus ideais, minhas idéias...

Será que fui ou sou julgada por ter namorado um homem 22 anos mais novo? Será que é porque não quis manter um casamento fachada após ter sido traída por diversas vezes? Ou talvez que é porque gosto de escrever crônicas que abordem o nosso dia-a-dia e aí se incluem os temas sexuais? Acho que todos (homens, mulheres e variações)temos o direito de buscar nossos prazeres, obviamente desde que esses desejos não desrespeitem o outro. Até mesmo essas palavras tolas (prazer, desejo, sexo) podem chocar um pouco porque estão ligadas no nosso inconscientes a algo reprimido.

Que mania é essa que as pessoas têm de julgar, principalmente julgar negativamente o outro? Fiquei lembrando os seguintes ensinamentos que apreendi nesses 42 anos de idade, frases populares, de pessoas especiais e de escritores renomados que mantenho como os mandamentos da minha vida. Quem me conhece bem (e sabe que meu juízo não é curto) já deve ter me ouvido repetir os lemas:


1 - Não julgue! As pesoas têm motivos para agir como agem (ana);
2 - O que a gente leva da vida é a vida que a gente leva (inês);
3 - Não faça fofoca! Melhor calar besteira do que falar bobagem (nestor);
4 - Cumprimente todos quando estiver subindo, pois você precisará ser cumprimentado quando estiver descendo (vilma);
5 - Siga sempre em frente, mas não tenha medo de voltar... Não esqueça o caminho de volta ou poderá se perder (ana);
6 - Complicado voltar atrás? Até a centopéia, cheia de pernas, consegue... (joão)
7 - Nunca diga "desta água não beberei". Você não sabe o tamanho de sua sede... (ana)
8 - Quem disso cuida disso usa (edjani);
9 - O preguiçoso trabalha por dois (vilma);
10 - Viva um dia de cada vez e procure ser feliz neste minuto de agora sempre (ana);
11 - Vontade é uma coisa que dá e passa (eduardo)
12 - Quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor (fernando).

Hoje estou triste. Foi o meu primeiro post "pensativo" desde o início deste blog, há uns três anos..

5 comentários:

Não importa disse...

É bom se analisar. Faz bem mesmo. Talvez sua prima seja uma gorda, chata, mal comida, mas talvez ela realmente não tenha feito a brincadeira por mal. Talvez ela até te admire por tudo q vc faz, pela sua força e felicidade. Talvez ela tenha inveja de tudo q vc faz, da sua força e felicidade. Coisas da vida.

Não importa disse...

Ah...Até seus posts pensativos são interessantes.

Anónimo disse...

Adicionei seu blog..beijos

Regininha disse...

"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é,e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles."

Anónimo disse...

Que nada Hellen...juizo curto é não viver ou melhor, é viver de acordo com a consciencia dos outros e não a sua própria. Adoro tu...mesmo com o passar dos tempos, e a distância.bj Zezinha Lezeira