segunda-feira, setembro 29, 2008

Free-lancer ou carteira assinada?

Nem sei se responda a meu irmão Helleno. Depois que foi morar em Brasília, o camarada esqueceu totalmente as origens. Dizer que andávamos de jumento? Não imagino de onde ele tirou isso. Mas, bem... Deixa Helleno ficar lá com o monte de mulher que ele arruma. E cá fico eu sozinha, mas na companhia de meus amigos de manutenção, meus free-lancers.

Aliás, eu tenho apostado mesmo nos frilas, pois homem de carteira assinada já me deu tanto trabalho... O pior é que termino me apaixonando antes mesmo de completar os três meses do contrato de experiência e já os efetivo no cargo. Aí, o que acontece? Viram celetistas e ficam cheios de direito. Dê dinheiro mas não dê liberdade!

Os frila são mais competentes na atividade-fim, pois precisam mostrar serviço a várias clientes para garantir seu sustento. Entretanto, eles não têm mesmo o menor compromisso. Querem terminar tudo e partir. Já os de carteira assinada batem ponto direitinho, têm horários e comprometimento com a empresa aqui. Pois eu sou mesmo uma pequena empresa e um grande negócio...

O problema é quando os de carteira assinada ficam desmotivados, descansados. Haja criatividade para fazer dinâmicas diferenciadas... E, no final das contas, eu mesma não agüento pagar por férias, décimo-terceiro e as licenças todas. Aí, termino demitindo com justa causa ou sem justa causa e ficando sozinha. E se inicia um novo ciclo com os frilas.

2 comentários:

Fernando Ramos disse...

Eu acho que você precisa reciclar teu coraç, digo, teu RH. Já, já isso passa.

Dica? Lembre das coisas ruins. E saiba que há alguém a tua espera, mulher.

Outra dica? Tente um estagiário. Não custa tanto e faz muito trabalho de freela. :)

Beijocas!

Anónimo disse...

eita, estagiário é uma ÓTIMA idéia... custos mais baixos e com todo um potencial a ser explorado! Afinal, o estagiário quer mostrar serviço pra valorizar o seu passe... ui